segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SIDNEY CARBONI

Sidney Carboni aos 18 anos

Sidney Carboni nasceu em Sorocaba no dia 24 de novembro de 1945, filho de Aristides Carboni e Dora Usseglio Andrade Santos. 
Foi ator, jornalista, produtor e autor de radionovelas, além de sonoplasta, apresentador de programas de rádio e discotecário. 
Entre 60 e 63, coordenou um grupo de teatro amador no Fluminense Futebol Clube. E em 64, organizou o teatro amador do Santana Atlético Clube. 
Nos últimos anos da década de 60 e nos primeiros da década de 70, escreveu as colunas Vídeo e Ribalta e Rancho Fundo para o Jornal Diário de Sorocaba. Na primeira, indicava os sucessos do cinema e, na segunda, destacava os artistas e atrações circenses na cidade. 
Foi em meados da década de 60 que ele teve a sua participação como ator na peça O Direito de Nascer, representando o personagem Albertinho Limonta, no Circo Guaraciaba. Depois trabalhou em outros circos: Circo-Teatro Novo Mundo de Tercílio Rocha; Circo Luiza, de Tercílio Rocha Filho; e, principalmente, Circo Ordep, de Pedro Osório. 
Profissionalmente trabalhou mais como radialista, apresentando programas musicais e escrevendo ou adaptando radionovelas. Entre os musicais que apresentou nas rádios destacou-se o O Clube do Rei, programa dedicado às músicas de Roberto Carlos. Outros sucessos foram o Programa do Dito Ne e Programa do João do Mato, ambos de cunho sertanejo, sendo que o personagem do segundo foi criado por Ulderico Amêndola, também ator e escritor de radionovelas. 
Nos últimos anos, trabalhava para a Rádio Boa Nova - emissora pertencente à Fundação André Luiz —, na qual atuava como produtor, diretor, ator, autor e adaptador de minisséries, participando de um elenco com mais de vinte radioatores. 
Em 25 de setembro de 2007, esteve no encontro em comemoração ao Dia do Rádio, ocorrido na Biblioteca Infantil de Sorocaba. 
Em 24 de setembro de 2009, Carboni faleceu em decorrência de um infarto, surpreendendo familiares, amigos e todo o seu público. Foi sepultado no Cemitério da Saudade, em Sorocaba.

Esse currículo foi gentilmente cedido por Iracema Cavalcante;

6 comentários:

  1. Adoro!! Já ouvi quase tudo dele! é muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Estou descobrindo-o e me surpreendendo bastante....

    ResponderExcluir
  3. Também estou descobrindo o maravilhoso trabalho dele e de sua equipe. Que ele estje muito bem na outra dimensão.

    ResponderExcluir
  4. Também estou descobrindo seu maravilhoso trabalho. Que ele esteja muito bem do outro lado.

    ResponderExcluir
  5. Também estou descobrindo o maravilhoso trabalho dele e de sua equipe. Que ele estje muito bem na outra dimensão.

    ResponderExcluir
  6. Amooo esse maravilhoso trabalho, e fico ávida por cada capítulo e por cada capítulo. Parabéns e que nosso mestre Jesus os abençoe.

    ResponderExcluir